Compartilhe esse conteúdo!
A Seven, representada pelo sócio fundador e diretor financeiro, Steven Beggs, integrou a 12ª missão pedagógica internacional realizada pela Humus, que nesta edição visitou a Estônia. A expedição ocorreu entre os dias 06 e 14 de setembro, onde o grupo, composto por educadores e gestores de escolas de diferentes localidades do País, puderam visitar as escolas e instituições públicas para troca de experiências pedagógicas e culturais.
A escolha pela Estônia se deve ao modelo referenciado em ensino público, sendo a primeira no ranking ocidental do Programa de Avaliação Internacional de Alunos – Pisa.
Durante oito dias de expedição, o grupo de participantes foi recebido por professores e diretores locais. As visitas permitiram conhecer as metodologias de ensino inovadoras, que colocam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos no primeiro plano. Além disso, os gestores puderam apreciar mais sobre a infraestrutura escolar, os espaços de aprendizagem e integração, pensados para estimular a autonomia dos estudantes.
Outro ponto de destaque da expedição, foi o contato com a cultura estoniana, que valoriza profundamente a educação e o aprendizado contínuo. A Estônia, país considerado novo, tem conquistado muitos avanços na educação, além de um forte vínculo com o meio ambiente, integrando esses valores ao currículo escolar, o país promove um ensino contextualizado que incentiva o respeito à sustentabilidade.
“Além da implementação da inovação digital e da cultura digital nas instituições de ensino, os professores dentro das escolas têm autonomia para seguir a linha que eles quiserem. As escolas têm autonomia para fazerem do jeito que elas querem, mas elas são responsáveis para fazer isso do melhor jeito possível. Observamos também que os alunos vão e voltam sozinhos da escola além de se alimentarem também de forma independente”, comentou Beggs, e acrescentou também, que as escolas estonianas realizam testes de habilidades sociais no ingresso dos alunos, para direcioná-los de acordo com a maturidade, as habilidades soft skills e as vocações, além da preocupação com a comunicação não violenta, uma prática que tem como objetivo gerar mais compreensão e colaboração nas relações pessoais e profissionais.
De acordo com Beggs, a educação é muito valorizada na Estônia, as crianças têm orgulho das escolas onde estudam e dos professores, dos quais é exigido o Mestrado, para lecionar no ensino fundamental.
Steven Beggs conta que o futuro se apresenta como um desafio para a educação estoniana, devido à grande evasão de talentos jovens para outros países e o envelhecimento dos educadores mais experientes, ocasionando uma diminuição do número de docentes nas escolas.