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Afinal, como superar os desafios da formação de professores na educação bilíngue?

Afinal, como superar os desafios da formação de professores na educação bilíngue?

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Escolas bilíngues são cada vez mais procuradas pelos pais para proporcionar aos filhos um ensino de qualidade, alinhado com as demandas do mundo moderno, que é intensamente global, conectado e diverso.

Contudo, para proporcionar aos estudantes as vivências que essa modalidade propõe, é essencial poder contar com um time de docentes experientes e preparados para guiar os alunos em sua jornada de ensino e aprendizagem.

Um desafio surge neste ponto específico: em certas instituições educacionais do país, a formação de professores pode não ser adequada para o ensino nessa modalidade.

Neste post, vamos entender mais sobre o desafio desse contexto e conhecer caminhos que apontem para uma solução. Continue a leitura!

 

Formação de professores: um desafio para o ensino bilíngue

A formação inicial e continuada de professores atuantes em educação bilíngue no Brasil enfrenta diversos desafios.

Um dos principais é a falta de cursos e programas de formação específicos que contemplem de forma prática as particularidades do ensino bilíngue, como a abordagem integrada de conteúdos (CLIL) e a didática adequada ao desenvolvimento da competência comunicativa em duas línguas.

Além disso, a escassez de materiais e recursos pedagógicos adaptados às necessidades dos alunos bilíngues dificulta o trabalho docente. A diversidade linguística e cultural presente no país também exige uma maior sensibilização e capacitação dos educadores para lidar com as especificidades de cada contexto.

A falta de políticas públicas e incentivos para a formação continuada de professores em educação bilíngue limita a expansão e a qualidade desse tipo de ensino no Brasil.

Somado a isso, existem os desafios do bilinguismo que demandam muito mais do que conhecimento do conteúdo de uma disciplina ou domínio da língua adicional adotada pela escola.

O processo de ensino em instituições bilíngues requer uma abordagem transdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento de maneira fluida e contextualizada.

Ou seja, mais do que aprender conhecimentos técnicos, os estudantes passam por vivências nas quais experimentam conteúdos de forma espontânea e autônoma dentro da sua realidade, considerando uma pluralidade de culturas, valores e visões de mundo. O intuito é a formação integral do aluno, com foco na construção de um cidadão global.

Nesse sentido, o conhecimento da língua adicional é uma ferramenta para que o aluno mobilize uma série de conhecimentos e análises na sala de aula.

Os docentes ajudam os alunos a conquistar e construir proficiência no idioma enquanto eles o usam em dinâmicas significativas durantes as aulas, que incluem assuntos de outras disciplinas, debates sobre problemas mundiais, desenvolvimento de projetos e mais.

Dessa forma, com aulas nesse formato, os estudantes têm a oportunidade de usar e vivenciar o idioma em contextos reais e relevantes, levando a um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.

Nesse cenário, o bilinguismo demanda profissionais que não somente dominem a língua adicional, mas que sejam experientes e preparados para lidar com essa forma de ensino, conduzir aulas com metodologias ativas e preparar atividades significativas. Diante disso, investir na formação de professores ganha ainda mais importância.

 

Novas diretrizes do MEC para o ensino bilíngue

Com o aumento e a popularidade das escolas bilíngues no Brasil, o MEC estabeleceu novas diretrizes para direcionar o trabalho feito nas instituições de ensino em 2020.

Conforme o artigo 11 do parecer, a formação de professores de escolas bilíngues deve incluir, a partir de 2022, itens obrigatórios como:

  • graduação em letras ou letras para educação bilíngue;
  • comprovação de proficiência de nível mínimo B2 no Common European Framework for Languages (CEFR);
  • formação complementar em educação bilíngue para docentes que cursaram graduação em letras.

Essas novas diretrizes reforçam a importância da atualização e da formação continuada de professores. Isso é, mesmo os professores que já cursaram letras precisam buscar cursos de formação continuada. extensão, pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado que contemplem a educação bilíngue.

A formação continuada é essencial para manter profissionais atualizados e preparados para os desafios do ensino no contexto atual. Além disso, os docentes têm a chance de reciclar métodos, aprofundar conhecimentos no idioma e participar de trocas ricas com outros profissionais.

Os docentes são elementos-chave no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de qualidade, uma vez que agem como facilitadores na jornada dos estudantes rumo a formação como cidadãos globais.

Sobretudo em escolas bilíngues, investir na formação de professores é essencial para garantir o alinhamento entre domínio da língua adicional e conhecimento de outras disciplinas e práticas pedagógicas modernas.

Se esse é um desafio que sua escola enfrenta, conheça a Seven e sua expertise na construção e transformação de escolas bilíngues. Somos especialistas na capacitação e desenvolvimento de equipes de professores, oferecendo uma série de cursos e diferenciais que vão auxiliar docentes em sua trajetória e crescimento profissional.

 

Acesse nossa página para conhecer os programas de formação continuada e aposte em um ensino de excelência para sua escola.

 

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