Compartilhe esse conteúdo!
Hoje, a fluência em outro idioma é uma grande vantagem, tanto na vida pessoal quanto na profissional, para pessoas com algum objetivo de carreira em mente, como melhores oportunidades de trabalho e a realização de um intercâmbio.
Uma segunda língua garante destaque e oportunidades na vida profissional e, para conquistar a tão sonhada fluência em outro idioma, é preciso persistência e bastante estudo. Neste conteúdo, mostraremos algumas dicas de estudo para te ajudar nessa jornada de aprendizado. Continue a leitura!
8 passos para conquistar fluência em um segundo idioma
Confira, a seguir, alguns passos que te ajudarão a conquistar a fluência em outro idioma.
Faça uma imersão em inglês
A imersão em um segundo idioma é uma técnica bastante usada para tornar o processo de aprendizado mais rápido. Ela consiste em incluir a língua que deseja aprender no dia a dia, de modo a se familiarizar com o idioma, aumentando o vocabulário e compreensão da língua.
Assista conteúdo sem legenda
Uma boa tática para memorizar a forma de pronunciar as palavras em outro idioma e formar frases corretamente é por meio dos conteúdos internacionais sem legendas. No início, vale assistir a vídeos curtos e simples sem legenda e, depois, conforme você for acostumando, comece a ver filmes e séries.
Ainda, uma dica é assistir o conteúdo sem legenda e depois com a legenda para pegar o significado de palavras e frases que não entendeu anteriormente. Isso facilita o processo de gravar as informações, ajudando a atingir a fluência em outro idioma.
Ouça músicas e podcasts em outro idioma
Já faz parte da rotina ouvirmos músicas em outros idiomas, mas o segredo é escutar para tentar compreender o que diz a melodia sem ter conhecimento da tradução.
Os podcasts, que ganharam inúmeros ouvintes nos últimos anos, são ótimos para se acostumar com a pronúncia, velocidade da fala e aumentar o vocabulário.
Leia em outro idioma
Praticar a leitura também ajuda a conquistar a fluência em outro idioma. Além de ajudar a aumentar o vocabulário, ela colabora na memorização das regras gramaticais do segundo idioma. Comece por textos pequenos, como notícias e publicações de artistas estrangeiros nas redes sociais, e vá avançando até conseguir ler um livro completo.
Troque o idioma dos aparelhos
Ao trocar o idioma dos seus aparelhos, como smartphone, televisão e notebook, você consegue tornar o aprendizado de uma nova língua algo natural. Além disso, já que ao receber notificações ou navegar no celular, você terá contato com novas palavras e frases.
Converse em outros idiomas
De nada adiante compreender o que nativos falam se não conseguir estruturar uma resposta para se comunicar, não é mesmo? Por isso, além de ouvir podcasts, músicas, ler livros e assistir a séries e filmes, pratique a sua pronúncia sozinha ou com amigos.
Não tenha medo ou vergonha de errar, somente com a prática é que podemos tornar a fala natural e fluente.
Faça anotações e escreva em outro idioma
Durante todas as etapas que citamos anteriormente, faça anotações. Anote suas dúvidas, as regras gramaticais que ache relevante, a maneira de pronunciar uma palavra específica, e o que mais você achar necessário para lembrar depois e praticar.
Além disso, você pode escrever trechos, montar frases e possíveis diálogos para praticar e alcançar a fluência em outro idioma.
Estude a cultura do país
A língua faz parte da cultura de um país, por isso, compreender os costumes da região pode ajudar a identificar termos e expressões características do local, expandindo seu conhecimento no idioma.
Invista em um curso de idiomas
Mesmo com as práticas do idioma no dia a dia, um curso é o melhor caminho para se tornar fluente em outra língua.
Com o avanço do digital, você pode optar por um curso de idioma presencial ou online, o que se adequar melhor à sua rotina. Além disso, você terá acesso a materiais completos sobre o idioma e contato com um professor experiente e fluente, disponível para tirar dúvidas e te ajudar com a pronúncia de palavras, por exemplo.
Gostou do artigo? Continue acompanhando conteúdos sobre idiomas, educação bilíngue e muitos mais nas nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.