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Existem vários modelos que podem ser implementados no ensino bilíngue. Um deles é a abordagem CLIL, que busca incentivar o uso do segundo idioma desde a educação básica para garantir a fluência e favorecer o aprendizado da língua adicional não nativa.
Aqui, é importante destacar que o ensino bilíngue se caracteriza por ter um currículo integrado a dois idiomas. Portanto, ele é único e abrange desde o início da escolarização, tendo uma carga horária que ocupa de 30% a 50% na língua adicional para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Dentro desse cenário, a abordagem CLIL é a ideal para favorecer o ensino do segundo idioma sem deixar de lado as disciplinas tradicionais. Por isso, vale a pena entender como essa abordagem funciona e de que forma pode ser implementada. É o que veremos neste post. Continue lendo!
O que é a abordagem CLIL?
A abordagem CLIL é uma abordagem de ensino-aprendizagem que foca no ensino de conteúdos tradicionais — como matemática, ciência e artes — utilizando um segundo idioma. Assim, alcança-se um desenvolvimento da língua e do aprendizado das disciplinas integradamente.
Por isso, a sigla significa Content and Language Integrated Learning, ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem.
Nesse contexto, o ensino de inglês não é o principal. Porém, a língua adicional se torna uma ferramenta para explorar outros conteúdos. Dessa forma, garante-se um desenvolvimento cultural mais profundo, porque há um contato constante com outro idioma.
Na prática, isso permite obter um entendimento mais complexo, que visa à multiculturalidade. Ao mesmo tempo, o aluno obtém uma familiaridade maior com o segundo idioma, sabendo utilizá-lo em diferentes situações.
Contexto da abordagem CLIL
A abordagem CLIL surgiu em um contexto de mudança educacional. Atualmente, o aluno precisa ser o protagonista de sua aprendizagem, enquanto os professores são seus guias. Essa mudança de paradigma exigiu que novos métodos de ensino-aprendizagem fossem criados para garantir uma educação integral e capacitante para os estudantes.
Dessa forma, o método CLIL foi introduzido em meados do século 20 na Europa. Seu objetivo era otimizar o aprendizado — e assim continuou sendo até hoje. No Brasil, essa abordagem contribui para o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas são:
- conhecimento;
- pensamento científico, crítico e criativo;
- repertório cultural;
- comunicação;
- cultura digital;
- trabalho e projeto de vida;
- argumentação;
- autoconhecimento e autocuidado;
- empatia e cooperação;
- responsabilidade e cidadania.
Quais são os pilares da abordagem CLIL?
Os pilares da abordagem CLIL são:
Content (Conteúdo)
O primeiro C do CLIL é o “Content” (Conteúdo), que se refere aos tópicos e informações específicas ensinadas por meio dessa abordagem educacional. O conteúdo é selecionado com base nas necessidades e interesses dos alunos, bem como nos objetivos curriculares.
O ensino do conteúdo é realizado com o auxílio de atividades interdisciplinares, de modo que os estudantes desenvolvam habilidades e conhecimentos em várias áreas simultaneamente, como ciências, matemática, história e artes.
Communication (Comunicação)
O segundo C significa “Communication” (Comunicação), que destaca a importância da linguagem no processo de aprendizado do CLIL. Os alunos são encorajados a se comunicar de forma eficaz, tanto oralmente quanto por escrito, em uma língua alvo — que geralmente difere de sua língua materna.
A comunicação é aprimorada mediante a prática de habilidades linguísticas em contextos autênticos, envolvendo atividades colaborativas e significativas, tais como discussões, apresentações e projetos.
Cognition (Cognição)
O terceiro C, “Cognition” (Cognição), enfoca o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades cognitivas dos alunos. A abordagem CLIL visa estimular o raciocínio, a análise, a síntese e a avaliação de informações.
O ensino é planejado de tal forma que os estudantes possam explorar diferentes perspectivas, resolver problemas, tomar decisões informadas e aplicar o conhecimento adquirido em novos contextos.
A metacognição também é enfatizada, incentivando os alunos a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem e a adaptar estratégias conforme necessário.
Culture (Cultura)
Por fim, o quarto C do CLIL é “Culture” (Cultura), que aborda o papel da cultura no processo educacional. Ao aprender um novo idioma e estudar conteúdos de diferentes áreas, os alunos são expostos a diversas tradições, valores, crenças e práticas culturais.
Essa exposição enriquece sua compreensão do mundo e promove a tolerância, a empatia e o respeito por outras culturas.
Esses pilares embasam toda a prática da abordagem CLIL e são princípios importantes a considerar. Por isso, o método pode ser adotado tanto para o inglês quanto para outros idiomas.
De qualquer modo, o estudante tem a chance de ter uma vivência mais próxima com a outra língua por meio do programa bilíngue.
Além do método CLIL, outras técnicas podem ser agregadas, como as metodologias ativas. O objetivo é garantir que:
- a linguagem e as habilidades receptivas e produtivas (expressivas) sejam integradas;
- as aulas contribuam para o desenvolvimento do pensamento em um segundo idioma, indo além da classificação estrutural;
- as aulas sejam guiadas pelo contexto e pelo estilo do estudante. Assim, ele consegue sair da chamada “decoreba” e realmente internaliza os conhecimentos, podendo utilizá-los em diferentes situações.
Quais os diferenciais da abordagem CLIL?
Os diferenciais da abordagem CLIL são a elevada exposição ao segundo idioma e o aumento das competências linguística e comunicativa, e da motivação do estudante. Portanto, esse método permite alcançar o verdadeiro ensino bilíngue por meio da consciência linguística.
Ao adotar essa abordagem, as práticas pedagógicas são implementadas de forma mais precisa e segura por parte do professor. Isso porque ele tem uma base para preparar e ministrar as aulas.
Para o aluno, é a oportunidade de aprender conceitos universais de diferentes disciplinas. Além disso, ele aprende o segundo idioma de forma holística. Com isso, consegue aplicá-lo em situações variadas e internalizar os aprendizados.
Quais os benefícios da abordagem CLIL?
Os benefícios da abordagem CLIL são:
Protagonismo do aluno
O foco dessa abordagem é oferecer uma aprendizagem prática. Isso faz com que o aluno seja o personagem central do processo, experimentando os conhecimentos. A partir disso, ele consegue desenvolver suas habilidades para adaptar o ensino do segundo idioma às suas necessidades.
Nesse cenário, o professor tem o papel de mediador, ou guia. Ou seja, ele orienta o processo de ensino-aprendizagem, motiva os estudantes a pesquisarem mais informações e viabiliza o acesso aos conteúdos.
Assim, existe uma verdadeira personalização da aprendizagem proporcionada pelos próprios docentes. Essa característica ajuda a internalizar as informações e saber aplicá-las no dia a dia, tanto no que diz respeito ao segundo idioma quanto à disciplina que está sendo efetivamente ministrada.
Engajamento
Por terem um papel ativo em sua aprendizagem, os alunos se sentem mais motivados e engajados. Isso faz com que consigam compreender e se apropriar do segundo idioma com mais facilidade.
Aqui, é preciso reforçar que a individualidade dos estudantes é considerada pelo professor. Dessa forma, ele direciona a aula da maneira mais adequada para garantir o melhor resultado possível.
Conscientização cultural
A conscientização cultural é um dos benefícios fundamentais da abordagem CLIL, pois ao integrar o aprendizado de conteúdo com o ensino de línguas estrangeiras, ela cria oportunidades para os alunos explorarem e compreenderem diferentes contextos culturais.
Essa abordagem não apenas amplia o conhecimento dos alunos sobre tradições, valores e práticas culturais diversas, mas também promove habilidades interculturais e competências globais.
À medida que os estudantes se envolvem com a língua e o conteúdo de outras culturas, eles desenvolvem empatia, tolerância e respeito pelas diferenças culturais. E isso é essencial no mundo atual, pois a comunicação intercultural e a colaboração entre nações são cada vez mais importantes para resolver desafios globais e construir um futuro mais inclusivo e sustentável.
Preparação acadêmica e profissional
A abordagem oferece benefícios significativos na preparação acadêmica e profissional dos estudantes, pois promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas e interculturais altamente valorizadas no ensino superior e no mercado de trabalho.
Além de aprimorar o domínio de uma língua estrangeira, o CLIL também estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de trabalhar colaborativamente em contextos multiculturais.
Essas habilidades são especialmente importantes em exames de admissão como o vestibular e o ENEM, que avaliam a capacidade dos alunos de aplicar conhecimentos em diferentes áreas e de demonstrar competências em línguas estrangeiras.
Ao se destacarem nesses exames, os alunos que se beneficiam da abordagem CLIL têm maiores chances de ingressar em universidades renomadas e, posteriormente, de construir carreiras bem-sucedidas em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.
Com o tempo, eles também adquirem benefícios para a sua jornada profissional. Isso porque sua formação é mais dinâmica e holística, gerando uma experiência enriquecedora. No final das contas, o estudante adquire e desenvolve os conhecimentos e as capacidades úteis para manter uma carreira de sucesso e sólida.
Como implementar a abordagem CLIL?
Para implementar a abordagem CLIL, invista nas seguintes dicas:
Capacite o corpo docente
O primeiro passo para adotar essa abordagem na escola é fazer a capacitação de professores e da equipe pedagógica. É preciso que esses profissionais sejam realmente inseridos na metodologia, inclusive para adotarem a inovação na educação e conseguirem agregar valor ao ensino.
Nesse processo, lembre-se de oferecer o espaço necessário para que qualquer participante possa contribuir de maneira proativa. Por exemplo, por meio de conhecimentos já existentes. Isso fortalece a sensação de pertencimento e a motivação para fazer essa mudança na dinâmica da sala de aula.
Planeje a transição
Os professores e a equipe pedagógica serão os agentes responsáveis pela implementação da abordagem CLIL. Por isso, a transição deve ser bem planejada para que eles consigam adaptar o ensino-aprendizagem, reconhecendo as demandas individuais.
Para isso, é necessário ter um programa bilíngue bem estruturado. Dessa forma, todos sabem o que fazer e quais ações são relevantes nesse contexto.
Conte com uma parceria especializada
Para garantir o máximo rendimento com a abordagem CLIL, vale a pena contar com um programa intracurricular de inglês, como o da Seven. Assim, você pode incluir o idioma na sua escola, oferecendo uma formação bilíngue.
Além disso, a Seven proporciona a formação continuada de professores, além de consultoria educacional e capacitação de equipes. Tudo é embasado pela metodologia vivencial.
Isso garante uma formação mais holística e integral. Como resultado, a sua escola terá vários diferenciais que vão atrair pais e responsáveis. Afinal, a abordagem CLIL é importante, mas se torna ainda melhor quando complementada por outras técnicas.
Então, que tal saber mais? Conheça as soluções da Seven para escolas e transforme o ensino no seu colégio!