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Ensino da Língua Inglesa e BNCC: entenda as diretrizes que sua escola deve seguir

Ensino da Língua Inglesa e BNCC: entenda as diretrizes que sua escola deve seguir

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Há anos, o ensino da língua inglesa tem ganhado relevância para o desenvolvimento e futuro dos alunos.

Hoje, em um mundo cada vez mais conectado, a demanda pela formação de cidadãos globais, preparados para enfrentar um cenário de alta complexidade e diversidade cultural, o domínio de um idioma adicional se torna ainda mais importante para possibilitar a comunicação entre pessoas ao redor do globo.

Nesse contexto, a língua inglesa ganha protagonismo, por ser considerada uma língua franca para estudos e negócios, adotada em diversas partes do mundo. 

Pensando nisso, o ensino desse idioma é previsto pela BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, que reconhece a influência e o papel dessa língua para formação dos estudantes e regulamenta seu ensino em todas as escolas do país.

Neste artigo, vamos explicar o que é BNCC, suas diretrizes e as habilidades e competências que ela define para o ensino da língua inglesa. Você também vai entender como adequar as aulas da sua escola para atender essas normas. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

 

O que é a BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que define diretrizes com o objetivo de padronizar o ensino em todo país. Logo, trata-se de um documento usado para orientar escolas na construção de um currículo mais alinhado.

Seu intuito não é estabelecer um currículo fixo, mas garantir que as escolas norteiam seus planos de aula a fim de contemplar competências, habilidades e aprendizados fundamentais para cada estágio na jornada de ensino e aprendizagem de jovens e crianças.

 

Como funciona o ensino de inglês nessa diretriz?

Conforme comentamos, a BNCC reconhece a importância do ensino da língua inglesa para a formação dos estudantes e, por isso, determina que ele seja obrigatório, pelo menos a partir dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Isso não significa que escolas não possam oferecer aulas de inglês para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a determinação isso é opcional, mas altamente recomendado para preparar os alunos e assegurar que eles tenham vivência com o idioma desde cedo.

No entanto, instituições de ensino a nível nacional devem oferecer a disciplina do idioma na grade curricular a partir do 6º ano.

A visão da BNCC para o ensino da língua inglesa

A BNCC propõe que a aprendizagem e o ensino da língua inglesa seja feita da mesma forma que o português, ou seja, contextualizada de acordo com a realidade dos alunos e por meio de práticas linguísticas do dia a dia.

A ideia é que os alunos consigam desenvolver autonomia em relação ao idioma e se comunicar de forma natural. O centro dessa proposta se baseia na formação de um cidadão crítico e global.

Assim, a língua inglesa é uma importante ferramenta para mobilidade social e para ampliar oportunidades e conhecimentos.

Os cinco eixos de habilidades propostos pelo documento

A BNCC propõe que o ensino, os planos de aula de inglês e as atividades contemplam cinco habilidades fundamentais:

  • Oralidade: promover práticas que viabilizem a escuta, fala e produção oral de forma geral;
  • Leitura: permitir que estudantes tenham acesso a diferentes gêneros textuais em inglês, conseguindo compreendê-los e interpretá-los;
  • Escrita: desenvolver atividades que permitam que o aluno crie textos relacionados a diferentes situações e contextos do dia a dia, de forma autoral e autêntica em inglês;
  • Conhecimentos linguísticos: oferecer práticas relacionadas aos conteúdos linguístico e gramaticais, dentro dos três eixos centrais — oralidade, leitura e escrita;
  • Dimensão intercultural: contextualizar conteúdos, promovendo interação entre o inglês e o idioma materno, valorizando respeito e diversidade cultural.

As competências da língua inglesa definidas pela BNCC

Além de falar das habilidades, a BNCC também estabelece competências para o ensino. O documento propõe que sejam desenvolvidas seis delas, sendo:

  1. Identificar seu lugar em um mundo multicultural e plurilíngue, no qual a língua inglesa é uma ferramenta importante para a participação dos sujeitos em um mundo globalizado, especialmente em relação a oportunidades de estudo e no mundo do trabalho;
  2. Usar a língua inglesa para se comunicar por meio de diferentes linguagens e mídias, inclusive as digitais;
  3. Encontrar similaridades e diferenças entre a língua materna e a língua inglesa — e também outros idiomas — articulando aspectos sociais, culturais e identitários;
  4. Conhecer patrimônios culturais, materiais e imateriais, em relação à língua inglesa;
  5. Ampliar os repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa, entendendo que o idioma é usado em diferentes países e tem usos heterogêneos e híbridos que devem ser valorizados e reconhecidos;
  6. Aplicar novas tecnologias, linguagens e formatos de interação para pesquisar, compartilhar e produzir práticas com o idioma, tendo em mente a responsabilidade e a ética.

 

Como a escola pode adequar o ensino do inglês à BNCC?

A BNCC é um documento norteador, ou seja, seu objetivo é orientar as escolas na construção de seus currículos com base nos aprendizados, habilidades e competências que ele define.

Um ponto de partida que deve ser considerado é que a BNCC define que o ensino seja contextualizado e funcional para estudantes, e menos focado exclusivamente em práticas linguísticas. Isso demanda planos de aula que permitam que alunos ampliem seu repertório, aumentando o contato por meio da produção acadêmica, social e cultural do idioma.

Para isso, é importante que os estudantes tenham acesso a uma diversidade de materiais e sejam encorajados a colocar o idioma em prática de forma natural e autoral, a fim de exercitar confiança e autonomia. O uso de metodologias ativas e baseadas em projetos ajudam nesse processo e enriquecem as práticas em sala de aula.

Da mesma forma, é importante focar no uso e na prática considerando as habilidades. Outro ponto é que o ensino de língua inglesa deve ser organizado com foco na capacidade de uso, e não relacionado a conteúdos nominais.

Logo, é importante elaborar planos de aula com atividades que foquem no que os alunos conseguem produzir em determinadas situações, em vez de se concentrar somente na produção gramatical.

Nunca é demais reforçar que a BNCC direciona escolas para a formação integral dos alunos, considerando que eles são sujeitos inseridos em um mundo diverso e globalizado. Isso quer dizer que é fundamental construir currículos que preparam alunos para as competências do século XXI.

Esse aspecto propõe uma série de mudanças na forma como se enxerga a função da educação e também na maneira como as aulas são elaboradas. Por exemplo, é essencial hoje em dia apresentar propostas de atividades que trabalhem soft skills dos alunos, como inteligência emocional, empatia e resolução de problemas. A BNCC reflete e apoia essas mudanças.

Essas transformações no cenário educacional demandam uma preparação também do corpo docente. Sendo assim, adequar o ensino de inglês à BNCC perpassa pela necessidade de capacitar e atualizar os professores.

Nesse sentido, escolas precisam estimular a formação continuada e investir em programas de treinamento, para garantir que seus docentes estejam preparados para elaborar e conduzir o ensino da língua inglesa que contemplem os pontos e propostas da BNCC de forma eficaz e efetiva.

A Seven é uma parceira especializada na capacitação de professores de língua inglesa, preparando-os para se adequar à BNCC e ao ensino bilíngue. Conte conosco para treinar e preparar seus professores de forma que sua escola possa ter um corpo docente altamente qualificado e competitivo.

 

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