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Uma das tendências da educação atual é fazer o aluno aprender por si mesmo. Esse processo visa a gerar um estudante protagonista do seu aprendizado. Ou seja, ele passa a conseguir pensar e interpretar as informações, chegando a uma conclusão sem tanta interferência do professor.
Diferente do que acontecia antigamente, o docente se torna um facilitador, um direcionador. Enquanto isso, o aluno se coloca no centro do processo de ensino-aprendizagem, levando a uma transformação importante na educação tradicional.
Como alcançar esse patamar e garantir que o estudante seja o protagonista do seu aprendizado? Vamos explicar melhor esse conceito e trazer algumas dicas neste post. Confira!
O que é um estudante protagonista do aprendizado?
Um estudante protagonista do aprendizado é aquele que constrói o conhecimento de forma ativa. Assim, diferentes métodos são adotados para compreender e interpretar as informações, gerando valor para o ensino.
Isso também faz com que os estudantes sejam mais criativos e encontrem soluções para os problemas por conta própria, evoluindo no âmbito pessoal e educacional.
Portanto, o estudante que assume o papel de protagonista do seu aprendizado deixa de ficar sentado em uma cadeira apenas absorvendo os conteúdos. Ele passa a pesquisar, debater, expor e criar ideias.
Esse movimento parte do próprio aluno, mas é incentivado pela escola e os professores, já que entendem a importância dessa mudança no processo de ensino.
Isso faz com que a construção do conhecimento ocorra de forma conjunta. Assim, ainda que o estudante esteja na centralidade do processo de ensino-aprendizagem, o professor caminha lado a lado para guiá-lo na direção certa.
Qual é a importância do protagonismo do aluno?
A importância do protagonismo do aluno se reflete na sua autonomia e na busca constante pelo conhecimento.
A partir do momento que adota essa posição, o estudante passa a se responsabilizar por suas decisões e escolhas, além de conseguir pensar por si mesmo, agir de forma própria e resolver desafios.
Diante desse contexto, a escola passa a ter um papel mais amplo. Isso porque vai muito além do aprendizado formal, disciplinar.
Ao incentivar o protagonismo, a instituição de ensino tem a função de auxiliar na compreensão do mundo e de suas relações. Com isso, é possível preparar os estudantes para a vida.
Ou seja, consegue-se ultrapassar as barreiras do conhecimento acadêmico e ampliar o aprendizado para as competências socioemocionais. Assim, o estudante passa a se autorregular, tem consciência social, aprende sobre inteligência emocional.
Quais as vantagens de ser um estudante protagonista do aprendizado?
As vantagens de ser um estudante protagonista do aprendizado são:
Desenvolvimento das habilidades socioemocionais
Ao se tornar um estudante protagonista, o aluno aprende sobre suas emoções e começa a controlá-las melhor.
Isso traz uma diferença significativa na vida pessoal, acadêmica e profissional do indivíduo. Afinal, ele tem um desenvolvimento integral, que traz benefícios para toda a sua vida.
Aumento da curiosidade
A curiosidade já é uma habilidade que as crianças costumam ter, mas precisa ser incentivada. Com o protagonismo na educação, há esse estímulo, que gera mais engajamento durante as aulas.
Em simultâneo, isso ajuda a pensar “fora da caixa”, a inovar e a encontrar soluções diferenciadas. Com o tempo, o indivíduo consegue analisar as situações de múltiplas maneiras. Dessa forma, toma decisões mais conscientes e capazes de se destacarem em diferentes contextos.
Autonomia para buscar soluções
O aluno protagonista é mais autônomo e independente. Ele percebe que não pode apenas sentar e absorver o conhecimento repassado pelo professor. Sua postura precisa ser diferenciada, com atenção às questões práticas.
Isso gera um resultado muito melhor do que aquele percebido por provas e trabalho. O estudante passa a ter gosto pela pesquisa, pelos debates e pela exposição de ideias e argumentos.
Portanto, torna-se natural buscar soluções por si mesmo, seja na escola ou na vida.
Melhoria da cooperação e do pensamento crítico
Quem atua como protagonista do processo de ensino-aprendizagem desenvolve o pensamento complexo e se acostuma a trabalhar em equipe. Essa situação desenvolve diferentes pontos de vista e gera benefícios na capacidade de aceitar opiniões diferentes.
Como tornar os estudantes protagonistas do seu aprendizado?
Para tornar os estudantes protagonistas do seu aprendizado, você precisa adotar as seguintes boas práticas.
Converse com os alunos
Comece conversando com os estudantes e ouvindo o que eles têm a dizer. É fundamental que o professor saia do papel de detentor do conhecimento e consiga ter uma postura mais parceira.
Assim, ele deve sanar as dúvidas e avaliar se a resposta é certa. No entanto, nunca deve ser arbitrário e imediato.
Isso porque é importante que o aluno possa compreender seus erros, sem supervalorizar os acertos. Dessa forma, ele para de decorar as respostas e chega às conclusões por conta própria.
Aplique as ideias na escola
Use as sugestões dos estudantes e coloque-as em prática. Utilize as ideias na sala de aula para criar novos formatos de trabalhar o conteúdo, agregar materiais que possam contribuir para o conhecimento e incluir tecnologias que aumentem o engajamento.
Isso pode gerar melhorias na escola e na realização de diferentes atividades. Uma possibilidade é promover clubes e associações, que incentivam o debate, por exemplo.
Incentive debates
No novo método de ensino, é fundamental que a sala de aula deixe de ter um monólogo e passe a ter debates. Ou seja, o estudante protagonista precisa ter voz. Para isso, informe quais assuntos serão repassados na próxima aula e peça que pesquisem na internet antes disso.
Esse conhecimento gerado pela leitura permitirá debater durante a aula, agregando mais informações. Da mesma forma, incentiva o pensamento crítico e a socialização de ideias, assim como a capacidade de ter discussões saudáveis.
Faça atividades em grupo
As atividades em grupo contribuem para a formação de conhecimento, assim como a troca e o compartilhamento. Isso gera uma aprendizagem autônoma e colaborativa, especialmente quando são realizados projetos em sala de aula. Essas situações também favorecem a criatividade, a organização, a capacidade de raciocínio, a empatia, a cooperação e a argumentação.
Use tecnologias em sala
As tecnologias estão interligadas aos novos modelos de aprendizado e permitem estimular o protagonismo do estudante. Isso porque elas ajudam a ensinar como o aluno pode aprender de forma certa, ou seja, por meio de:
- busca de informações em fontes seguras;
- confronto do conhecimento adquirido com a realidade;
- análise das informações e dos contextos;
- obtenção de um pensamento crítico sobre o assunto aprendido.
Além disso, as tecnologias contribuem muito para as experiências e os testes. Nesse sentido, as plataformas de aprendizagem personalizada e a gamificação fazem a diferença.
Busque metodologias ativas
As metodologias ativas são um processo de ensino-aprendizagem que incentivam, justamente, o protagonismo do estudante. Várias ações contribuem para sua aplicação e o alcance desse resultado, como:
- sala de aula invertida, que faz o aluno estudar o assunto antes da aula para discutir com os colegas e o professor posteriormente;
- resolução de problemas, exigindo a investigação e o estudo da situação;
- projetos, que permitem aplicar as teorias;
- estudos de caso, que contribuem para a análise das situações com base nos conhecimentos adquiridos. Assim, é possível encontrar soluções.
Todas essas ações resultam em maior interação do aluno e melhor retenção do conteúdo. Afinal, o estudante é protagonista do seu aprendizado e passa a absorver os conhecimentos de forma ativa, em vez de passiva. Com isso, há o desenvolvimento da autonomia e uma visão diferenciada do aprendizado.
Incentive o autoconhecimento
O autoconhecimento permite trabalhar as habilidades socioemocionais, garantindo que decisões mais inteligentes sejam tomadas.
Em simultâneo, o estudante reconhece seus desafios, seus pontos fortes e fracos, e suas limitações. Dessa forma, desenvolve aquilo que é necessário para ter um desempenho melhor.
Nesse sentido, mesmo alunos mais tímidos conseguem personalizar seu aprendizado e se tornarem protagonistas da sua jornada.
Apoie-se nas diretrizes da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens essenciais em cada série e como as competências devem ser abordadas. O grande foco da BNCC é desenvolver os alunos de forma integral, para que eles consigam lidar com os problemas atuais e consigam aplicar as teorias na realidade.
Conte com a parceria certa
Para tornar o estudante protagonista do seu aprendizado, é fundamental contar com um parceiro estratégico. A Seven tem a metodologia de Idioma Vivo, na qual a sala de aula se transforma em um verdadeiro laboratório de experiências da realidade.
Isso faz com que os alunos sejam estimulados a aprender de forma produtiva e prazerosa. Além disso, o segundo idioma perpassa diferentes aprendizados e situações, contribuindo para a retenção do conhecimento.
A metodologia ainda percorre as inteligências múltiplas. Dessa forma, todos os estudantes conseguem aprender a partir de suas habilidades principais. Isso ajuda a internalizar o conhecimento com mais facilidade.
Tudo isso é realizado a partir de um programa intracurricular de inglês. O programa bilíngue é oferecido a partir dos 2 anos e os professores passam por formação continuada. Ainda há:
- consultoria educacional;
- recrutamento e seleção;
- exames internacionais;
- webinar e workshops.
Portanto, com essa ajuda especializada da Seven, você consegue melhorar o ensino na sua escola e fazer com que o estudante protagonista seja uma realidade. Como consequência, os resultados atingidos pela sua escola serão ainda melhores.
Então, que tal saber mais? Conheça as soluções da Seven para escolas e veja como a sua instituição de ensino pode se destacar!