Seven Consciência Bilíngue

Entenda como a personalização da aprendizagem favorece o ensino

Entenda como a personalização da aprendizagem favorece o ensino

Entenda como a personalização da aprendizagem favorece o ensino

Compartilhe esse conteúdo!

O processo de ensino mudou, muito por conta das exigências do mundo atual, que demandam do aluno maior qualificação, além do desenvolvimento de uma série de novas competências para se tornar preparado para os desafios e oportunidades deste novo momento.

Nesse sentido, é importante acompanhar essa mudança para inovar e agregar valor na proposta pedagógica. Aqui, surge a personalização da aprendizagem. A ideia é simples: adequar o método adotado às demandas de cada estudante.

Achou interessante e quer saber mais sobre essa prática? Continue lendo e entenda melhor essa proposta.

O que é a personalização da aprendizagem?

A personalização da aprendizagem é uma prática que considera as particularidades de cada aluno para definir a melhor abordagem de ensino a adotar. Portanto, são considerados conhecimentos prévios, interesses e cultura. Assim, os professores identificam as dificuldades, necessidades e as aptidões dos estudantes, ajustando a metodologia adotada.

É importante destacar que essa proposta é o oposto dos métodos tradicionais. Em vez de aplicar uma proposta pedagógica padronizada, a ideia é auxiliar o estudante de acordo com suas habilidades e limitações de aprendizado.

Dessa forma, a personalização fomenta o desenvolvimento individual dos alunos. Isso porque o ritmo próprio e as capacidades individuais são consideradas. Além disso, o aluno protagoniza seu processo de aprendizado. Assim, tem mais autonomia para decidir o melhor caminho a seguir.

Como aplicar a personalização da aprendizagem nas escolas?

Para colocar esse processo de ensino como base da inovação na educação, é importante adotar boas práticas. Veja quais são as principais formas de aplicar a personalização da aprendizagem nas instituições de ensino.

Gamificação

A gamificação promove a evolução do aprendizado como se fizesse parte de um jogo. Isso permite que o estudante fique mais engajado e queira superar os desafios. Assim, consegue ganhar troféus, recompensas e mais símbolos motivacionais.

Um detalhe relevante é que o aluno experimenta o jogo de uma forma diferente. Portanto, seu aprendizado é emocional e comportamental. Dessa forma, ele aprende a lidar com a competição, a ser perseverante e mais.

Para aplicar a gamificação da forma certa, você deve adotar algumas boas práticas. Elas são:

  • identificação das maiores necessidades dos estudantes;
  • definição clara dos objetivos;
  • criação de um sistema de pontuação na gamificação;
  • estabelecimento dos níveis do jogo;
  • apresentação da evolução dos alunos;
  • oferta de recompensas.

Ensino híbrido

O ensino híbrido integra atividades presenciais e online, respeitando suas especificidades. Assim, elas se complementam e as chances de aprendizagem aumentam. Isso é especialmente interessante para personalização das abordagens educacionais.

Afinal, há o aumento das possibilidades de aprendizagem e o estabelecimento de conexões. Dessa forma, o professor tem acesso a dados que ajudam a entender o que funciona melhor para cada caso. Com isso, a diversidade é atendida.

Plataformas de ensino

Os recursos tecnológicos educacionais são essenciais para a personalização da aprendizagem. Por meio das plataformas de ensino, é possível oferecer diferentes tipos e formatos de conteúdos. Por exemplo:

  • listas de exercícios;
  • jogos educacionais baseados na gamificação;
  • videoaulas.

Além disso, as plataformas de ensino permitem inovar nos métodos pedagógicos. Assim, há mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Quais as vantagens da personalização para a aprendizagem?

Ao focar nas necessidades individuais dos estudantes, vários benefícios são conquistados. Confira, a seguir, quais são as vantagens da personalização da aprendizagem.

Adaptação do programa de estudos ao ritmo dos alunos

Cada pessoa tem habilidades, aptidões e ritmo de aprendizado. Ao personalizar o ensino, é possível alcançar melhores resultados com os alunos. Isso porque cada um deles estuda pelo método que considera mais eficaz.

Dessa forma, fica mais fácil sanar dúvidas que possam surgir, explorar seus pontos fortes, aprimorar o que ficou mal compreendido etc. Sem contar que também é possível ir além do conteúdo visto em sala de aula, caso o estudante prefira.

Ou seja, essa é uma forma de atingir o equilíbrio. Logo, os alunos com mais dificuldade em alguma disciplina conseguem reforçar o conhecimento e quem tem facilidade pode ver conteúdos extras.

Aumento do engajamento

As diferentes metodologias aplicadas aumentam o engajamento dos estudantes e mesmo aqueles conteúdos mais difíceis têm maior chance de despertar o interesse.

Isso porque a proposta pedagógica valida essa dificuldade e aplica diferentes estratégias para saná-las. Ao mesmo tempo, o aluno é o protagonista do seu próprio processo de  aprendizagem.

Melhoria da taxa de aprendizagem

Cada indivíduo tem maneiras e ritmos diferentes de aprendizado. Respeitar essas diferenças, de modo a acelerar e otimizar o aprendizado de cada um, potencializar o que ele já tem de bom e melhorar as dificuldades é o que faz a diferença no ensino personalizado.

Assim, o estudo é direcionado e o estudante cria hábitos saudáveis de desenvolvimento. Da mesma forma, a pressão em torno do aluno também diminui, porque o processo de aprendizagem se torna mais leve.

Validação das características individuais dos alunos

Todos os estudantes têm características específicas e elas precisam ser respeitadas no desenvolvimento pedagógico. Com a personalização da aprendizagem, as habilidades e as competências socioemocionais são valorizadas. Por exemplo:

  • proatividade;
  • autonomia;
  • pensamento crítico;
  • comunicação.

Dessa forma, o aluno passa a se responsabilizar pelo seu processo de aprendizado. Ele escolhe quais assuntos focar, identifica os dados de seu desempenho e percebe quais pontos precisa melhorar —  tudo isso com o suporte e orientação da equipe pedagógica.

Estímulo à criatividade

O protagonismo do ensino tem uma relação direta com a criatividade. O aluno participa ativamente e tem ideias que podem ajudar no seu processo de aprendizagem.

Inclusive, por ter acesso a tecnologias diferentes — como a gamificação —, novas ideias podem surgir. Dessa maneira, ele aumenta o autoconhecimento e percebe aquilo que dará mais certo para a sua realidade.

Todas essas características da personalização da aprendizagem são consideradas em um programa bilíngue. Na verdade, esse é um dos pilares, já que o foco é facilitar o entendimento dos dois idiomas e de outras disciplinas vistas.

Assim, é possível aplicar o conceito de multi-inteligências e task-based. Ou seja, o aluno parte do que sabe para depois aprender coisas novas e reforçar seu conhecimento. Tudo isso traz a autonomia necessária e a melhoria dos resultados.

Portanto, a personalização da aprendizagem é uma abordagem diferenciada, mas que traz resultados melhores. Para o ensino bilíngue, é a oportunidade de incentivar os talentos que o aluno já tem e melhorar aquilo que ainda precisa ser aprimorado. O resultado é uma compreensão melhor dos conhecimentos verificados.

Compartilhe esse conteúdo!

Saiba como a Seven Pode te ajudar!

Mais recentes