Compartilhe esse conteúdo!
A comunicação em inglês é a base do mundo corporativo. Ainda que estejamos no Brasil, muitas companhias fazem negócios com o exterior — e toda a conversação é baseada nesse idioma, considerado universal. Por isso, se você quer se destacar, precisa falar muito bem.
Na verdade, esse aspecto já é uma obrigatoriedade. Isso porque estamos em uma era de globalização das empresas. Por isso, vale a pena começar a sua comunicação pelo inglês e depois se aperfeiçoar em outros idiomas.
Então, que tal saber como aprimorar a sua conversação em inglês? Veja 5 dicas e outras informações que vão ajudar nesse processo. Saiba mais.
Como aprimorar a comunicação em inglês no ambiente corporativo?
O primeiro passo para aprimorar a sua comunicação em inglês é fazer aulas. Porém, você deve ir além para ter sucesso. Confira algumas dicas que ajudarão a se sair melhor nas conversas.
1. Comece praticando o básico
A comunicação em inglês tem suas dificuldades porque exige conhecimento de vários detalhes. Por exemplo, você deve ser claro, objetivo e conciso. Por isso, precisa conhecer bem a gramática e a conjugação verbal.
Apesar de parecer difícil, não precisa ter medo. O importante é começar. Evite a pressa e não se concentre no sotaque. É melhor iniciar de forma mais lenta para dominar o básico de verdade. Isso ajudará até a continuar seus estudos, pois você estará praticando sempre.
2. Consuma conteúdos em inglês
Uma das maneiras mais eficientes de aprender qualquer idioma é consumir conteúdos na língua que está sendo estudada. Aproveite músicas, filmes, séries, podcasts, jornais e o que mais tiver acesso.
Nesses momentos, preste atenção e busque encontrar palavras novas, como é a pronúncia e o que significa. Além disso, consuma conteúdos da sua área de atuação. Eles trazem termos diferentes, específicos do setor — ou seja, os chamados jargões. Eles são essenciais para aprimorar a sua comunicação em inglês no ambiente corporativo.
3. Configure as plataformas usadas para o idioma estrangeiro
Sabe o seu navegador, softwares usados em casa e no trabalho, e por aí vai? Treine o inglês deixando-os nesse idioma. No começo, você pode ter alguma dificuldade para entender os recursos. No entanto, é uma boa forma de aprender novas palavras e tornar a língua mais comum na sua rotina.
Além disso, esse é um vocabulário mais voltado para os negócios. Por isso, é uma boa oportunidade de treino. Especialmente, se você também coloca em inglês:
- o sistema operacional do seu computador, celular etc;
- caixa de e-mail;
- ferramentas de revisão;
- pesquisa do Google;
- aplicativos presentes no dia a dia, como o Waze;
- entre outros.
4. Peça para participar de reuniões com falantes do idioma
Uma boa oportunidade de treinar a comunicação na língua inglesa é participar de reuniões nesse idioma. Aproveite os workshops, converse com sua equipe de trabalho e tente viver diferentes experiências de imersão, mesmo que seja por pouco tempo.
Dessa forma, você treina o idioma e insere o inglês no seu dia a dia. Além disso, realiza várias conversas, que vão ajudar a conhecer novas palavras e jargões.
5. Participe de aulas in company
Se tiver oportunidade, inscreva-se em uma aula in company ou busque cursos de inglês focados na conversação. Além disso, encontre uma escola de idiomas especializada, com experiência e reputação de mercado.
Ao fazer isso, você terá atendimento especial e acompanhamento individual, e seus resultados serão monitorados. Também vale a pena procurar informações sobre a metodologia de ensino. A melhor é o Idioma Vivo. Ele combina:
- aulas práticas;
- multi-inteligências, que alia questões verbais, musicais, espaciais, lógicas, cinestésicas, intrapessoais e interpessoais;
- metodologia Total Physical Response (TPR) e Silent Way, que consiste em um aprendizado com jogos e atividades que exigem compreensão;
- task-based, permitindo que o estudante parta dos conhecimentos prévios e compare com novas informações para aprimorar sua comunicação no inglês.
Quais são as vantagens de ser bilíngue no ambiente corporativo?
O grande benefício de ser bilíngue é ter mais oportunidades de trabalho. Hoje, existe a possibilidade atual de trabalhar remotamente para empresas internacionais, ou mesmo prestar serviços autônomos e ganhar em dólar. Logo, falar inglês amplia as oportunidades nacional e internacionalmente.
Assim, com uma comunicação eficiente em inglês, você agrega valor ao seu currículo e mostra que tem disposição para mudar de cargo e se destacar no ambiente corporativo.
Isso porque, apesar de já ser obrigatório, a maioria dos brasileiros não tem fluência no idioma. Para ter uma ideia, no ranking de proficiência que avalia 112 países, o Brasil está na 60ª colocação. Muito dessa situação é resultado de uma política pública que tirou a exigência do segundo idioma nos anos 1960.
Desde o retorno do inglês à grade curricular, a verdade é que o método de ensino é ineficiente. No entanto, quem é fluente tem mais chances de destaque. Tanto é que o estagiário ou o trainee com o idioma entre seu rol de conhecimentos ganha mais que o dobro do colega que tem somente o básico.
Apesar disso, apenas 10,3% dos jovens entre 18 e 24 anos dizem saber inglês. No total, somente 5% da população fala esse idioma e 1% é fluente de verdade. Portanto, é um fator de destaque, ainda que não pareça em um primeiro momento.
Por que recorrer a um curso de idiomas para desenvolver essa habilidade?
Ao fazer uma aula em um curso de idiomas, a comunicação em inglês é aprimorada. Afinal, você terá o apoio de profissionais especializados, com didática para aplicar a melhor metodologia de ensino.
Consequentemente, você passa a ter o perfil do profissional atual. Ou seja, um cidadão global, atualizado e que pode trabalhar de onde quiser e na empresa que desejar — até mesmo para o exterior. Afinal, as barreiras impostas pela geografia deixam de existir devido aos conhecimentos no idioma e à sua compreensão cultural.
Nesse cenário, fica claro que é fundamental aprimorar a comunicação em inglês. E você, quer começar a se especializar e ter novas oportunidades na carreira? Se a sua resposta é sim, assine a newsletter da Seven Bilíngue. Assim, você receberá os melhores conteúdos no seu e-mail.