Compartilhe esse conteúdo!
Já ouviu falar que a gente aprende mais, na prática, do que só estudando? Essa ideia é confirmada pelo learning by doing! É como se aprendêssemos fazendo mesmo, sabe? E isso é super eficiente para aprender línguas.
O psiquiatra americano, chamado William Glasser, criou uma teoria chamada Pirâmide de Aprendizagem. Ela diz que quando debatemos, trocamos informações e conversamos com outras pessoas, conseguimos aprender 70% mais do que só lendo textos. Incrível, né?
Na Seven, utilizamos esse método e podemos garantir que é um dos nossos segredos para ensinar tão bem inglês! Então, se você quer ficar fluente mais rápido, vem aprender conosco usando o learning by doing!
O que é learning by doing
Learning by doing significa, literalmente, aprender fazendo. Ou seja, ser agente ativo em seu processo de desenvolvimento intelectual. Ao invés de ficar só na teoria, o estudante aprende na prática.
Sabe quando você quer aprender a dançar, cantar ou jogar? Não adianta só observar, né? Tem que tentar, errar, acertar, e assim você vai aprendendo. É como cozinhar uma receita deliciosa: você não aprende só lendo, tem que colocar a mão na massa e sentir o gostinho do resultado.
Esse jeito de estudar é o oposto do ensino tradicional, que costuma ser bem monótono. Com o learning by doing, o desenvolvimento é divertido e interativo. Isso é super importante tanto para a educação quanto para o mercado de trabalho.
A ideia surgiu lá em 1938, com o educador e filósofo John Dewey. Ele acreditava que a aprendizagem deveria ser prática e relevante. Para ele, tudo na vida era uma experiência e a gente aprende melhor quando se envolve de verdade nas atividades.
A educação, segundo Dewey, deveria ser um processo de construção e organização das nossas experiências, para influenciar as vivências que teremos no futuro.
Benefícios do learning by doing no inglês
A língua estrangeira é sempre um desafio. Muitas vezes, ficamos com vergonha na hora de falar em inglês pela preocupação de errar e passar vergonha. Pior ainda é frequentar aquela aula de inglês, onde só uma pessoa fala e todo mundo fica só escutando. É de dar um sono!
Por isso, aqui na Seven, aplicamos o learning by doing no aprendizado da língua norte-americana. Algumas boas razões para convencer você de aprender fazendo incluem:
- Melhorar sua fluência na língua: sabe quando você fala português sem nem precisar pensar nas palavras? Pois é, na hora de falar inglês é a mesma coisa! O importante é praticar bastante para desenvolver essa habilidade. E não tem mistério, é só colocar em prática e aprender fazendo!
- Aprimorar a pronúncia: não adianta saber escrever direitinho se ninguém entender o que você está dizendo, né? Por isso, é fundamental treinar a pronúncia das palavras e distinguir entre aquelas parecidas, mas têm significados diferentes. Assim, você evita passar vergonha e consegue se comunicar melhor!
- Ficar mais confiante para falar o inglês: muita gente tem medo de falar inglês por achar que não é bom o suficiente ou por receio de cometer erros. Mas a verdade é que todo mundo erra, e isso faz parte do processo de aprendizagem. O importante é ter confiança em si e praticar bastante. Quanto mais você falar, mais você aprende e mais confiante fica!
Como o learning by doing é aplicado na Seven
Sabe aquela aula de inglês chata onde só tem uma pessoa falando e todo mundo só ouvindo? Pois é, na Seven isso não acontece! Aqui você fala e é ouvido o tempo todo!
Nas nossas aulas EAD ao vivo, a interação é total! Elas são tão boas (e às vezes, até melhores) do que as aulas presenciais.
Usando recursos como o Breakout Room (que divide os participantes em salas virtuais no Zoom), os alunos trabalham em duplas ou trios para discutir temas, fazer exercícios e trabalhar juntos durante toda a aula.
Isso significa que eles são obrigados a falar o tempo todo! E isso é uma parte essencial da nossa metodologia de ensino, que enfatiza a importância da conversa e da interação real para aprender a língua.
No inglês, não adianta só decorar gramática e vocabulário. É preciso colocar em prática e conversar com outras pessoas para desenvolver a fluência, com frases e diálogos do mundo real.
Se você se interessou pelo learn by doing e está procurando uma forma divertida, descontraída e altamente eficaz de aprender inglês, conheça a Seven bilíngue. Acesse o nosso site e entenda por que vale a pena começar a estudar dessa forma diferenciada.