×

Videocast Seven Bilíngue
Temas fundamentais para gestores escolares. Inscreva-se gratuitamente e participe!

Videocast

Seven Consciência Bilíngue

90% dos professores de ensino público e privado acreditam na importância da fluência em inglês na ascensão profissional

90% dos professores de ensino público e privado acreditam na importância da fluência em inglês na ascensão profissional

Compartilhe esse conteúdo!

Uma recente pesquisa, aplicada a professores de ensino público e privado no Brasil, revela que a fluência em inglês é vista como um fator crucial para a ascensão na carreira profissional. O levantamento apontou que 90% dos entrevistados acreditam que o domínio da língua inglesa é uma competência essencial para ampliar oportunidades de trabalho e se destacar no mercado.

O estudo foi liderado pela Seven, hub de soluções bilíngues, no período de 10 a 20 de setembro de 2024, e contou com a participação de mais de 4000 educadores. A pesquisa apontou ainda que 34,7% dos respondentes indicaram que oportunidades de capacitação e desenvolvimento contribuem para o aprimoramento da prática profissional e 26,4% atribuíram os recursos didáticos e materiais de ensino como fator importante neste processo de ensino-aprendizagem. 

O perfil do público entrevistado é na sua maioria composto por mulheres (76%), da geração X (52%), renda individual entre 3 a 5 salários mínimos (48,5%) e com pós-graduação (54%). De acordo com os dados, apenas 25% responderam ter formação complementar relacionada ao ensino bilíngue. É fato que o mercado de trabalho, os concursos públicos para cargos em instituições de ensino, os processos seletivos, especialmente em escolas bilíngues ou de programas internacionais, exigem o conhecimento de um segundo idioma, mas uma realidade diferente pode ser observada no país.

A Seven aplicou uma segunda pesquisa para estudantes de cursos de Letras, com o mesmo objetivo do estudo realizado com os educadores, verificar o número de indivíduos que acreditam na importância da fluência em inglês para o crescimento e desenvolvimento profissional. 

De acordo com os dados, 75% dos estudantes possuem formação extra ou complementar, sendo que apenas 38% desta formação foi oriunda de escola pública. O estudo revelou ainda um total de 88% dos alunos entrevistados que afirmaram não possuir fluência em inglês. 

Outro dado relevante é que 100% dos estudantes de Letras entrevistados pela Seven consideram que a proficiência em inglês é um requisito para ter uma carreira profissional próspera e mais valorizada no mercado.

Diante desses números, as instituições de ensino começam a repensar a capacitação de seus educadores e a procura por programas de formação continuada que contemplem as metodologias e didáticas no ensino de inglês, além da fluência, tende a crescer, visto que se tornam um passo importante para o crescimento individual dos professores e a qualificação das escolas no cenário competitivo global. 

A divulgação da pesquisa, conduzida pela Seven Bilíngue, busca estimular a necessidade de maior apoio institucional para que os professores possam adquirir e aprimorar sua fluência no inglês, garantindo assim, não apenas seu desenvolvimento pessoal, mas também a melhoria na qualidade do ensino. Além do olhar mais profundo e o debate sobre as matrizes curriculares do ensino superior de Letras, a fim de melhor preparar os futuros educadores.

Confira as pesquisas completas: Pesquisa Professor – A importância da fluência em inglês na carreira profissional, Pesquisa Estudante – A importância da fluência em inglês na carreira profissional.

Para mais informações sobre a pesquisa e os dados detalhados, entre em contato com a assessoria de imprensa da CD Comunica.

 

Sobre a Seven Bilíngue

Com quase 40 anos de tradição, o nome Seven é uma referência aos sete educadores que se uniram, formando um grupo culturalmente diverso e conectado ao propósito de oferecer soluções de aprendizado bilíngue como forma de pertencer. Pioneira no segmento, foi parceira oficial da Secretaria da Educação – SP para a formação pedagógica em metodologias do ensino de inglês para 20.000 professores da rede, dentro do Programa Inglês para Todos. É também considerada o maior centro formador de professores por Cambridge da América Latina, com diversas soluções de aprendizados bilíngues para escolas, professores, famílias e estudantes, atendimento humanizado, curadoria personalizada e única a formar uma geração bilíngue da primeira infância até a fase adulta. Até o momento, são 25.000 professores e mais de 200.000 alunos formados, em mais de 200 escolas em todo país. Mais sobre a Seven e o Manifesto “Criar alunos para o mundo”,  em https://sevenbilingue.com.br/

 

Compartilhe esse conteúdo!

Saiba como a Seven Pode te ajudar!

Mais recentes