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O ensino bilíngue é importante não apenas para aprender uma nova língua e ter oportunidades melhores no mercado de trabalho, mas também como uma possibilidade de compreender diferentes culturas e contribuir na formação de cidadãos conscientes, que respeitam a diversidade cultural.
No ambiente escolar, a diversidade está presente em regras, ideias, valores e crenças do professor, da instituição, das famílias e dos alunos. Por isso, é fundamental trazer essa discussão para a sala de aula de modo a tornar a sociedade e ambiente escolares inclusivos.
Mas, afinal, o que é diversidade cultural? Neste artigo, vamos abordar esse assunto e a importância do ensino bilíngue para formação de pessoas que respeitam a diversidade cultural. Acompanhe!
O que é diversidade cultural?
A diversidade cultural engloba as diferentes culturas que temos no mundo, isso é o que diferencia um determinado povo de outro. Ou seja, estamos falando das tradições, costumes, valores, crenças e língua, por exemplo.
Com a globalização e avanço da tecnologia, houve aumento da preocupação em relação a esse tema, considerando que em um mundo que todos estamos conectados, as características de cada povo podem se perder, deixando espaço para características globais e impessoais.
Ainda, a diversidade cultural é manifestada por diversos meios, como:
- dança;
- culinária;
- arte;
- música;
- dança;
- histórias.
Dito isso, vemos a importância de manter essas diferentes culturas vivas e abordá-las no ambiente escolar, o primeiro contato do aluno com um ambiente externo e fora do seu núcleo familiar.
É na escola que as crianças começam a perceber as diferenças entre elas e os outros colegas, sendo necessário trazer esse debate para incentivar o respeito a todos e, igualmente, inclusão de todos.
Qual é a importância da diversidade cultural?
Como dissemos, a globalização e a tecnologia conectaram as duas pontas do mundo, facilitando o conhecimento sobre outras culturas existentes. Ainda, o contexto migratório torna a diversidade cultural mais acentuada em todos os ambientes que frequentamos, inclusive a escola.
Assim, em um mundo multicultural, como o que vivemos, conhecer e respeitar essa diversidade é fundamental. O ambiente escolar tem papel essencial nisso, a partir da construção social de conhecimento sobre as culturas que abrangem o Brasil, um país continental que, em sua história, conta com a miscigenação e imigração de diversos povos, como europeus e o DNA indígena que carregamos.
Logo, a escola, com seu papel de desenvolver socialmente seus alunos, e preparo das pessoas para os desafios da vida adulta, é de extrema importância que valorizem e reconheçam diferentes ideais e crenças, passando isso aos seus estudantes como forma de respeitar e reconhecer as pessoas, independentemente da cor, etnia, crenças, orientação sexual, entre outros.
Qual é o papel do ensino bilíngue na formação de alunos que respeitam a diversidade cultural?
O ensino bilíngue visa desenvolver um aluno global, em um ensino sem fronteiras, ou seja, que reconhece e respeitas as diversidades culturais. A partir do conhecimento de outra língua, os estudantes podem ter contato com os costumes de determinado povo, compreendendo hábitos e modos de vida diferentes do que estão habituados.
Isso retira-os da zona de conforto, trazendo vivências diferentes com exposição a variadas culturas, o que também contribui no desenvolvimento socio-emocional dos estudantes, tornando-os mais empáticos e com habilidades sociais melhoradas. Ainda, quando o ensino é inovador e inclui vivências reais na metologia, isso se torna mais evidente — o aluno consegue ver, na prática, uma cultura ou modos de vida diferentes.
Assim, o ensino bilíngue por si só não é suficiente para desenvolver alunos que respeitam a diversidade, é preciso uma metodologia que inclua a diversidade cultural em seu currículo, trazendo experiências práticas e debates sobre o assunto, permitindo que o estudante conheça a própria cultura a fundo e a de outro país também.
Além disso, podemos citar alguns benefícios da diversidade cultural no ensino bilíngue, como:
- melhora da concentração e raciocínio;
- manutenção da saúde cerebral;
- desenvolvimento de habilidades acadêmicas e interculturais;
- ótimas oportunidades de trabalho.
Qual é a importância da diversidade cultural no ensino bilíngue?
Até agora, falamos bastante sobre os benefícios aos alunos de trazer a diversidade cultura para sala de aula, porém isso é um diferencial competitivo para as escolas. Nesse cenário, a formação dos educadores é ponto crucial. Isso não só na parte técnica da língua, mas em habilidades comunicativas e preparação adequada para lidar com qualquer adversidade da profissão, inclusive com as diversidades culturais.
Assim, é preciso que os educadores reduzam o distanciamento entre uma cultura e outra, principalmente entre os alunos em sala de aula, incentivando a comunicação e atividades de conversão, tornando a aula descontraída, facilitando a abordagem da diversidade cultural. Ainda, é necessário inovar durante as aulas, mais para frente vamos trazer algumas dicas de como fazer isso.
Já a instituição de ensino deve se organizar para receber os alunos adequadamente, respeitando as diversidades e praticando a inclusão. Assim, é fundamental que o ensino envolvendo a diversidade cultural faça parte do Plano Político-pedagógico (PPP) da escola, de forma que se torne padrão em qualquer sala de aula dentro deste ambiente escolar.
Citar como a diversidade cultural é um diferencial para as escolas, apontando o papel do professor e da gestão escolar nesse âmbito.
Como explorar a diversidade cultural em sala de aula?
A Base Nacional Comum Curricular está totalmente alinhada à inclusão da diversidade cultural no ensino básico, isso é descrito em uma das 10 competências da BNCC, o Repertório cultural: “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, dos locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.
Agora, sabendo de todos os benefícios de ter a diversidade cultural na metodologia da sua instituição de ensino bilíngue, trouxemos algumas dicas de como explorar essa perspectiva em sala de aula. Vamos lá?!
Pensamento crítico
O pensamento crítico deve ser o principal aspecto a ser trabalho em sala de aula para desenvolver uma turma que respeite a diversidade cultural. Isso porque, ao questionar, os estudantes poderão rever alguns conceitos e compreender as diferenças e semelhanças entre as culturas, aprendendo a respeitá-las e valorizá-las.
Entendimento da própria cultura
Como falamos, antes de entender outras culturas, o estudante precisa estar ciente da sua própria cultura para, assim, receber o que torna uma cultura única e por que isso deve ser respeitado. Ainda, é possível fortalecer suas raízes culturais.
Atitudes de tolerância
Como falamos, o objetivo da diversidade cultural é o respeito e a inclusão de todos, para isso, precisamos incentivar atitudes de tolerância, questionando os estereótipos feitos de outras culturas e desnaturalizar a própria visão de mundo que o estudante tinha até então.
Responsabilidade social
É possível trazer atividades que despertem a responsabilidade social dos alunos enquanto cidadãos, mostrando que aquela discussão vai além da sala de aula.
Aulas práticas
Como falamos, as aulas práticas são uma forma de inovação na sala de aula. A partir de ensinos que saem do habitual, é mais fácil os estudantes gravarem o que foi discutido.
Conte com a Seven Idiomas para um ensino bilíngue diverso e plural!
Para ter uma escola bilíngue que aborde a diversidade cultural em seu Plano Pedagógico, você pode contar com a Seven Idiomas. Somos apaixonados por educação e dessa paixão surgiu a Metodologia Viva, que consiste na seleção das melhores e mais modernas técnicas de ensino de idiomas para criar algo especial, adaptado as características do nosso tempo.
Assim, sua escola pode contar com aulas práticas, que trazem aspectos reais do dia a dia na conversão e incentivo ao pensamento crítico, sempre respeitando às diversidades culturais.
Além disso, nossa metodologia é voltada às sete inteligências (verbal, musical, lógica, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal), colaborando para o desenvolvimento socio-emocional do aluno.
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