Seven Consciência Bilíngue

Posso não ter ensino bilíngue na minha escola?

Posso não ter ensino bilíngue na minha escola?

Compartilhe esse conteúdo!

Uma pesquisa realizada pelo Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO), da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, divulgada em 2023, revelou que 50% dos estudantes desejam mais exposição ao inglês para aprimorar suas habilidades no idioma. Diante dessa demanda, torna-se interessante argumentar com os gestores escolares sobre a importância de considerarem a implementação do ensino bilíngue em suas instituições.

A pesquisa do RELO evidencia que a metade dos estudantes expressa o desejo de maior exposição ao inglês. Considerar a implementação do ensino bilíngue é uma resposta direta a essa demanda, proporcionando aos alunos uma oportunidade real de se aproximar do idioma de maneira mais significativa e imersiva. Ao atender a esse anseio, as escolas demonstram sensibilidade às necessidades dos estudantes e pais, fortalecendo o engajamento e o interesse pela aprendizagem e pela sua escola, aumentando a retenção e a captação de novos alunos.

Uma das principais consequências desse desejo de maior exposição ao inglês é que as escolas bilíngues estão ganhando alunos e as escolas sem inglês forte estão com mais dificuldade de captar novos alunos, especialmente no infantil. Os pais estão optando por escolas que evidenciam que tornarão seus filhos bilíngues.

Os pais percebem que as fronteiras entre os países estão menores no contexto profissional e as oportunidades de carreira frequentemente exigem proficiência avançada em inglês. O ensino bilíngue proporciona uma compreensão mais profunda da língua e também expõe os alunos a diferentes culturas e perspectivas, preparando-os para desafios e oportunidades em um mundo interconectado.

Muitos pais trazem a dor de não terem aprendido inglês na escola e as perdas e dificuldades que não ser bilíngue acarretou em suas vidas, como oportunidades de empregos perdidos, viagens ao exterior onde não conseguiram se comunicar e aproveitar mais a experiência, conexões tanto profissionais como pessoais que deixaram de fazer com estrangeiros, dificuldade de acesso à informação mais ampla, ou até não entender direito suas músicas favoritas em inglês. Claro que não querem isso para seus filhos.

Além do inglês

O ensino bilíngue não apenas se concentra no domínio de uma segunda língua, mas também promove uma apreciação mais ampla das línguas em geral e uma facilidade para aprender outras línguas. Quem aprendeu inglês já incorporou estratégias e mecanismos que tornam a aquisição de outros idiomas mais fácil fortalecendo a autoconfiança que é possível aprender idiomas.

Diversos estudos provam que os benefícios cognitivos de aprender e operar em diferentes idiomas são, por exemplo, o aprimoramento da capacidade de resolução de problemas, tomada de decisões e habilidades analíticas, entre outros.

Diferencial competitivo 

Escolas que oferecem programa bilíngue têm a oportunidade de se destacar no mercado educacional e comunidade escolar e fazer frente a expansão de escolas bilíngues que oferecem grande parte do currículo em inglês.

Atrair e reter alunos muitas vezes envolve oferecer programas que vão além do currículo convencional. O programa  bilíngue atende às demandas do mercado e do mundo globalizado e ainda transforma a instituição em inovadora e alinhada às necessidades atuais.

Não basta contudo só ter um programa bilíngue. A escola tem que divulgar o programa fortemente para os pais que estão em busca de escolas para os filhos, e principalmente mostrar sólidas evidências que o filho será bilíngue ao se formar no Ensino Médio, como videos dos alunos das diversas séries fazendo atividades conversando em inglês, trabalhos produzidos em inglês e porcentagem dos alunos que conquistaram certificações internacionais, como os de Cambridge, por exemplo.

Por isso não será qualquer programa bilíngue que fará a diferença na conquista dos pais.

A Seven Bilíngue, por exemplo, foi pioneira no Brasil na implantação de programas bilíngues há mais de 25 anos. É a única que tem alunos que já passaram por todo o processo do infantil ao ensino médio, já formados em universidades e em posições de destaque no mercado de trabalho. Os concorrentes ainda estão pilotando e testando seus programas pois tem no máximo uma década de experiência. Muitos deles tem apenas 4 ou 5 anos

Respondendo a pergunta inicial, considerar a implementação do programa bilíngue é uma decisão estratégica imprescindível e urgente, que atende às expectativas dos alunos e também prepara a instituição de ensino para novas oportunidades, além de atender a crescente demanda dos pais. Ao valorizar a educação bilíngue e oferecer um diferencial competitivo, as escolas preparam os seus alunos para um futuro de sucesso e integração global.

Se tornar bilíngue é urgente. Agir com impacto também!

Compartilhe esse conteúdo!

Saiba como a Seven Pode te ajudar!

Mais recentes