Compartilhe esse conteúdo!
É bem provável que você já tenha visto os níveis de proficiência em inglês divididos entre básico, intermediário e avançado. Porém, você sabia que essa classificação é informal? Segundo o padrão internacional, é bastante diferente.
O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) determina quais são os níveis de inglês. Conforme a norma, há seis categorias, que são bem mais detalhadas do que essa popularmente conhecida.
Por isso, vale a pena conhecer as divisões, porque elas facilitam o ensino de inglês, inclusive. Então, que tal conferir?
Quais são os níveis de inglês?
Os níveis de proficiência em inglês são:
A1
Enquadra as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento no idioma. Há dificuldade na fala, na escrita e na compreensão de informações. Em alguns casos, é possível usar frases básicas e expressões do dia a dia.
A2
É um nível básico, mas cuja pessoa já consegue identificar frases e expressões usadas comumente durante a rotina. Também entende as informações pessoais básicas, consegue ter conversas simples e compreender situações rotineiras.
B1
Quem tem o nível B1 entende o contexto daquilo que está sendo dito. Por isso, já consegue lidar com muitas situações e tem capacidade de fazer várias atividades, se viajar para algum país estrangeiro. No entanto, ainda tem dificuldade.
Em relação às conversas, tem condições de falar sobre interesses pessoais e tópicos familiares. Por isso, mantém um diálogo, até mesmo expressando suas opiniões.
B2
O nível B2 garante que a pessoa tenha uma fala mais natural. Quem está nesse nível compreende tópicos complexos, temas abstratos e concretos, e assuntos técnicos de sua área de conhecimento.
Nesse caso, também é possível falar com um certo nível de fluência. Por isso, fica mais fácil conversar com um falante nativo. Inclusive, torna-se possível firmar um diálogo sustentável por certo tempo.
C1
O C1 é o equivalente ao primeiro nível do avançado. Ele indica que a pessoa tem capacidade de conversar com fluidez, sem ficar interrompendo a si mesma o tempo todo para pensar nas palavras.
Na prática, esse estudante consegue usar a linguagem de maneira efetiva em diferentes situações. Ou seja, expressa-se em ambientes profissionais, acadêmicos e sociais. Além disso, consegue entender filmes e séries sem legendas, e ler livros mais complexos.
C2
Enquadra-se nessa classificação quem tem o domínio pleno do idioma. Aqui, a pessoa já tem fluência e proficiência. Por isso, expressa-se com tranquilidade e naturalidade, usa figuras de linguagem, consegue apresentar informações em texto de forma coerente etc.
Como descobrir o seu nível de proficiência em inglês?
Para descobrir o seu nível de proficiência em inglês, você pode fazer testes. Eles são diferentes conforme a sua necessidade. Se for para comprovação acadêmica e profissional, realize o TOEFL e o IELTS.
Por sua vez, se quiser ter conhecimento sobre qual é o nível de inglês que tem, existem exames básicos, promovidos por instituições de ensino bilíngue.
A Seven Idiomas oferece exames internacionais e básicos. Os primeiros incluem:
- Cambridge;
- Teaching Knowledge Test (TKT);
- IELTS.
Já o teste de idiomas online permite que você preencha as respostas de algumas perguntas. A partir disso, o seu nível de proficiência em inglês é oferecido. Dessa forma, você tem uma ideia de qual é a sua capacidade de compreensão, fala e escrita.
Para fazer o exame online, basta realizar o teste de inglês da Seven. Esse é um bom começo para começar ou voltar a estudar o idioma.
De toda forma, saber quais são os níveis de inglês ajuda a entender onde você está e o que deveria atingir. Afinal, esse é um idioma fundamental para se dar bem em qualquer profissão e conseguir uma promoção no trabalho. Além disso, traz mais oportunidades de viajar e ingressar na diversidade cultural.
Assim, os diferentes níveis de proficiência em inglês contribuem para o seu conhecimento e o seu futuro. Saber qual é o seu é o primeiro passo para evoluir no idioma e conquistar um novo patamar.
E você, quer saber mais sobre o ensino do inglês? Acesse o site da Seven e veja um método inovador que ajudará a entender o idioma de uma maneira que você nunca viu.