Compartilhe esse conteúdo!
O desenvolvimento de toda a sociedade está ligado à docência. Afinal, é por meio da educação que todas as outras profissões são criadas, evoluem e garantem que tenhamos acesso a diferentes tipos de facilidades e tecnologias.
Nesse cenário, as escolas têm papel fundamental de impulsionar a carreira docente. Como? A resposta está na capacitação continuada. A ideia é garantir que esse profissional se atualize para melhorar as suas práticas e garanta o melhor processo de ensino-aprendizagem para os alunos.
O que a escola ganha com isso? Existem vários motivos que justificam esse investimento. Neste post, mostraremos quais são eles. Confira!
O que é a capacitação de professores?
A capacitação de professores deve ser um processo contínuo de desenvolvimento de habilidades. O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem e se adequar às novas exigências da própria docência, tanto no que se refere à didática quanto às metodologias de ensino.
Quando estabelecida de forma contínua, a capacitação também pode ser chamada de qualificação ou formação continuada. Dessa forma, o profissional está sempre em busca de novos conhecimentos, orientações e boas práticas.
Um exemplo é a capacidade de ensinar as disciplinas de forma bilíngue, ou seja, por meio de outro idioma. Assim, o professor se aperfeiçoa e se prepara melhor para a sala de aula. O resultado é o aumento da qualidade do ensino, a geração de novas conexões e construções de saberes.
Quais os motivos que justificam esse investimento? Veja 7 deles
A capacitação continuada dos professores proporciona a potencialização das práticas pedagógicas. Com isso, o profissional consegue fornecer o apoio necessário aos estudantes para eles encontrarem o melhor caminho na construção do conhecimento.
Porém, esse é apenas um dos fatores que justificam a realização desse investimento. Ainda existem outros. A seguir, apresentaremos 7 deles. Continue lendo!
1. Valorização do profissional
A capacitação é uma forma de valorizar o professor e mostrar como ele é importante no meio em que está inserido. Ao oferecer um programa continuado, os profissionais se sentem mais satisfeitos e melhoram a sua produção.
Isso porque ele se aperfeiçoa de maneira constante e valoriza o esforço feito pela escola. Isso é benéfico até em índices de negócio, como na redução do turnover. Ou seja, os professores tendem a ficar mais tempo trabalhando na escola por entenderem que aquele é um espaço de reconhecimento do seu trabalho.
2. Melhoria do engajamento em sala de aula
Um trabalhador que se sente valorizado também fica motivado e aumenta seu engajamento. Com o professor, ocorre a mesma coisa — e isso se reflete em sala de aula. Um bom exemplo é a atualização do conhecimento, com inclusão de práticas pedagógicas mais modernas.
Assim, ele tende a se preparar mais para as aulas e aumenta a qualidade do ensino. Da mesma forma, ele também tende a se comprometer mais com o ambiente de trabalho, a comunidade escolar e as famílias envolvidas.
3. Aumento da qualidade do ensino
Um profissional preparado vale por dois. Afinal, você não quer que sua escola tenha um professor que chegue em sala de aula sem uma aula bem preparada, certo?
Com a capacitação continuada, ele:
- aprende sobre novas metodologias de ensino;
- conhece diferentes técnicas;
- entende como lidar com diferentes desafios;
- tende a inovar;
- consegue manter os alunos mais interessados e motivados.
Em outras palavras, ele consegue acompanhar essa nova geração, que evolui de forma rápida e exige que o ensino deixe de ser obsoleto.
4. Valorização da imagem da instituição
Um corpo docente qualificado traz benefícios que ultrapassam a sala de aula. A escola se torna uma referência e é mais bem-vista pelos responsáveis dos estudantes. Dessa forma, há uma chance maior de atrair alunos e aumentar o seu número de matrículas.
5. Favorecimento de um ambiente de inovação
A capacitação de professores continuada permite que os professores acompanhem as transformações da sociedade. Por isso, ele aprende formas de implementar a inovação no repasse de conhecimentos.
A consequência é os assuntos serem mais contextualizados e estarem relacionados às necessidades da sociedade atual. Ou seja, eles deixam de ser desconexos e conversam com a realidade dos estudantes — tornando a construção do conhecimento mais tangível.
6. Diferenciação da instituição de ensino no mercado
É comum surgirem novas escolas no mercado. Por isso, a sua instituição de ensino precisa se manter competitiva.
Uma das melhores formas de fazer isso é investir na capacitação do quadro de professores. Isso porque a melhoria do conhecimento deles traz a potencialização de resultados e o crescimento dos benefícios do negócio a longo prazo.
7. Alinhamento dos professores aos objetivos da escola
Uma escola ainda é um negócio e tem objetivos estratégicos. É preciso que o corpo docente esteja alinhado a eles para garantir a máxima qualidade de ensino e a propagação da missão, visão e valores da instituição.
Uma forma de assegurar esse propósito é a formação continuada, quando são realizados encontros que reforçam esse aspecto.
Como realizar a capacitação dos professores de forma eficiente?
Para garantir o melhor resultado possível na formação continuada dos docentes, é fundamental buscar parcerias confiáveis. Existem empresas que oferecem esse tipo de suporte aos programas educacionais e permitem que a sua equipe se mantenha qualificada.
Com uma formação para professores, sua equipe tem contato com um método exclusivo e adaptado às necessidades da sua escola. Assim, os docentes têm acesso a um aprendizado que traz resultados.
Além disso, a Seven capacita os professores, deixando-os prontos para prepara os alunos para qualquer situação, em qualquer lugar do mundo. Confira alguns motivos de sermos referência na área de capacitação:
- tutores altamente qualificados;
- tutores com experiência de mercado;
- metodologia adequada para ensino de professores (homologia de processos);
- variedade de soluções para professores em todos os estágios de carreira;
- e muito mais!
Agora, você já sabe o que precisa fazer para garantir uma capacitação de professores eficientes. Falta só colocar em prática. Então, que tal começar?